RELÓGIO

sábado, 18 de fevereiro de 2012

são joão da várzea - mossoró-rn


O antigo Ausente, atual sítio São João da Várzea, teve início em 1924, quando o senhor SEBASTIÃO LOPES DE OLIVEIRA fez a doação de um terreno, com a finalidade de erguer a Capela de São João da Várzea, cuja obra obra foi concluída em 1927 e benzida no dia 23 de junho daquele ano pelo padre CARLOS THEISEN (ALEMANHA, 10/06/1879 - PATU, 24/02/1962), paroco do bairro Alto da Conceição, Mossoró-RN.

SUA CONSTRUÇÃO FOI INICIADA EM 1924 E INAUGURADA NO DIA 23 DE JUNHO DE 1927, LOCALIZADA NO SÍTIO SÃO JOÃO DA VÁRZEA, NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ, MAS PRECISAMENTE ÀS DIREITA DA RN 117, TRECHO MOSSORÓ - GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO. FOTO: JOTA MARIA, 12 DE JULHO DE 2011
ESCOLA MUNICIPAL DR. JOSÉ GONÇALVES

SÍTIO SÃO JOÃO DA VÁRZEA, MOSSORÓ-RN , FOI INAUGURADA NO DIA 9 DE OUTUBRO DE 2009, QUE TEVE COMO PRIMEIRO DIRETORA A PROFESSORA LUZINEIDE GOMES CARDOSO.
NO DIA 10 DE MARÇO DE 1992 FOI CRIADO O CONSELHO COMUNITÁRIO DA COMUNIDADE, CUJA PRIMEIRA DIRETORIA FICOU ASSIM CONSTITUÍDA:
PRESIDENTE - ANTONIO VALDECINO MIGUEL LOPES
VICE PRESIDENTE - MANUEL NETO DA SILVA
SECRETÁRIO - FRANCISCO DAS CHAGAS DE CASTRO LOPES
TESOUREIRO - NICÁCIA LOPES DE MEDEIROS
CONSELHO FISCAL: ANTONIO DA SILVA LOPES, ANTONIO NILSON DA SILVA E ANTONIO JAILTON.
OS PRIMEIROS MORADORES DA COMUNIDADE: ADALTON LOPES (1912-1986), FRANCISCO LOPES E ANTONIO MIGUEL, FILHOS DE JOSÉ MARTINS LOPES.
FONTE: DEPOIMENTO DE ANTONIA DIONISIA

3 comentários:

  1. procuro alguen em hipolito chama-se vilma e é professora e assentada la é minha tia se algem a conhecer entre en contato pelo e-mail
    ronaldo.rodriguesdasilva6@gmail.com
    chama-se vilma rodrigues filha de antonio e estelina vicenteda silva

    ResponderExcluir
  2. Gostei de saber um pouco sobre são joão da Varzea, meu pai cresceu nessa comunidade e sei pouca coisa sobre ela.

    ResponderExcluir
  3. O sítio Ausentes é bem anterior a 1924. Em 1780 Antonio Nunes de Medeiros ali se fixou com sua mulher Tereza Maria de Jesus (que era da família Lopes), nascendo no local os seus dez filhos. O sítio Ausentes é o berço do clã dos Medeiros na região de Mossoró.

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
Sou mossoroense, com muito orgulho. Sou Subtenente da RR da gloriosa e amada Polícia Militar