RELÓGIO

sábado, 18 de fevereiro de 2012

são joão da várzea - mossoró-rn


O antigo Ausente, atual sítio São João da Várzea, teve início em 1924, quando o senhor SEBASTIÃO LOPES DE OLIVEIRA fez a doação de um terreno, com a finalidade de erguer a Capela de São João da Várzea, cuja obra obra foi concluída em 1927 e benzida no dia 23 de junho daquele ano pelo padre CARLOS THEISEN (ALEMANHA, 10/06/1879 - PATU, 24/02/1962), paroco do bairro Alto da Conceição, Mossoró-RN.

SUA CONSTRUÇÃO FOI INICIADA EM 1924 E INAUGURADA NO DIA 23 DE JUNHO DE 1927, LOCALIZADA NO SÍTIO SÃO JOÃO DA VÁRZEA, NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ, MAS PRECISAMENTE ÀS DIREITA DA RN 117, TRECHO MOSSORÓ - GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO. FOTO: JOTA MARIA, 12 DE JULHO DE 2011
ESCOLA MUNICIPAL DR. JOSÉ GONÇALVES

SÍTIO SÃO JOÃO DA VÁRZEA, MOSSORÓ-RN , FOI INAUGURADA NO DIA 9 DE OUTUBRO DE 2009, QUE TEVE COMO PRIMEIRO DIRETORA A PROFESSORA LUZINEIDE GOMES CARDOSO.
NO DIA 10 DE MARÇO DE 1992 FOI CRIADO O CONSELHO COMUNITÁRIO DA COMUNIDADE, CUJA PRIMEIRA DIRETORIA FICOU ASSIM CONSTITUÍDA:
PRESIDENTE - ANTONIO VALDECINO MIGUEL LOPES
VICE PRESIDENTE - MANUEL NETO DA SILVA
SECRETÁRIO - FRANCISCO DAS CHAGAS DE CASTRO LOPES
TESOUREIRO - NICÁCIA LOPES DE MEDEIROS
CONSELHO FISCAL: ANTONIO DA SILVA LOPES, ANTONIO NILSON DA SILVA E ANTONIO JAILTON.
OS PRIMEIROS MORADORES DA COMUNIDADE: ADALTON LOPES (1912-1986), FRANCISCO LOPES E ANTONIO MIGUEL, FILHOS DE JOSÉ MARTINS LOPES.
FONTE: DEPOIMENTO DE ANTONIA DIONISIA

7 comentários:

  1. procuro alguen em hipolito chama-se vilma e é professora e assentada la é minha tia se algem a conhecer entre en contato pelo e-mail
    ronaldo.rodriguesdasilva6@gmail.com
    chama-se vilma rodrigues filha de antonio e estelina vicenteda silva

    ResponderExcluir
  2. Gostei de saber um pouco sobre são joão da Varzea, meu pai cresceu nessa comunidade e sei pouca coisa sobre ela.

    ResponderExcluir
  3. O sítio Ausentes é bem anterior a 1924. Em 1780 Antonio Nunes de Medeiros ali se fixou com sua mulher Tereza Maria de Jesus (que era da família Lopes), nascendo no local os seus dez filhos. O sítio Ausentes é o berço do clã dos Medeiros na região de Mossoró.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito meus avôs são Medeiros e da região do sítio Ausente, eu sou Lopes e lá ainda existem remanescentes da família. conheço apenas um pouco da história que minha vó contava. SAUDADES de Maria Luíza de Medeiros.

      Excluir
  4. Sou parente dos Medeiros
    Um dia irei visitar meus antepassados

    ResponderExcluir
  5. Que bacana encontrar remanescente dos Medeiros de Mossoró, meu contato de email é sizinhojunior@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem curiosidade sobre seus antepassados? Faça contato pelo e-mail conceicaomedeiros14@gmail.com. Vc pode ser sorteado com um livro sobre os Medeiros

      Excluir

Quem sou eu

Minha foto
Sou mossoroense, com muito orgulho. Sou Subtenente da RR da gloriosa e amada Polícia Militar